ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na Amazônia

Imagem: ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoveu em Manaus (AM), nos dias 16 e 17 de abril, a primeira Semana Safety de 2024. O evento reuniu técnicos da Agência, representantes de empresas aéreas, operadores, pilotos e mecânicos para debater segurança aéreas, as dificuldades de pilotos e operadores da região amazônica e as características das operações.

Ao longo dos dois dias, a Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região, seja em infraestrutura dos aeródromos, dificuldades logísticas e falta de locais para abastecimento.

O ponto de convergência entre todos os participantes é uma necessidade de implementação, entre todos os envolvidos, de uma cultura de segurança operacional focada no compartilhamento de informações por meio dos relatórios e relatórios, pelo gerenciamento de risco e pela padronização das operações focadas em boas práticas.

A programação passou por diversos temas relacionados à operação como a conduta e o profissionalismo dos pilotos, os riscos do uso de peças piratas, a correta manutenção das aeronaves e a mitigação de risco das operações aéreas. Além disso, os participantes puderam conhecer um pouco mais do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional (BGAST) e como ele pode contribuir para alavancar a aviação da região.

O representante da empresa Tavam – Táxi Aéreo, Mario Sérgio, ressaltou que os aviadores da Amazônia deveriam entender que “herói” é o piloto que arremete em situações não ideias para o pouso. O pensamento reforça a necessidade da avaliação das características da aeronave pilotada e do ambiente da operação.

Como parte do compromisso da ANAC de se aproximar e fortalecer a aviação na região norte, a próxima edição da Semana Safety será em Belém, no Pará, nos dias 2 e 3 de julho de 2024.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias