Antonov An-225 e drone turco Bayraktar viram ‘bichinhos de pelúcia’ na Ucrânia

Alguns dos símbolos da guerra e da resistência ucraniana, o Antonov An-225 Mriya e o drone Bayraktar, viraram bichinhos de pelúcia e estão sendo amados pelas crianças.

O An-225, icônico e emblemático maior avião do mundo por décadas, foi destruído durante o conflito, na segunda tentativa russa de tomada do Aeroporto de Gostomel, base operacional da Antonov nos arredores de Kiev. Embora a Antonov disse que avalia os danos da aeronave, é praticamente certo que eles são irreparáveis. Ainda assim, o avião que leva “sonho” em seu nome segue como um símbolo de resistência

A fabricante de brinquedos Toys-Kopitsa começou a fabricar e vender as pelúcias do An-225, visando ao público infantil, que em sua maioria nunca conheceu o avião, o maior símbolo do país.

Outras pelúcias como do míssil anti-tanque Javelin, de fabricação americana, e do drone turco Bayraktar, duas armas-chave para a defesa da Ucrânia, também estão sendo vendidos. Segundo o site da fabricante, as pelúcias estão sendo vendidas ao equivalente a R$34 até R$53, mas não estão disponíveis para venda do país ainda.

Outros símbolos de resistência, como os tratores dos fazendeiros, que tem sido vistos rebocando os blindados russos abandonados, também viraram quadros infantis.

A notícia da venda das pelúcias se tornou viral nas redes após uma mãe ucraniana vê-los numa loja, decidir comprar um An-225 para a filha. Uma foto foi compartilhada no Twitter, junto com a declaração da importância do gesto, e o desejo de que sua filha sempre tenha um Mriya, que significa “Sonho” em ucraniano.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Dessa vez com avião todo azul, está vindo ao Brasil outro...

0
Decolou dos Estados Unidos da América na madrugada desta sexta-feira, 26 de abril, mais um voo de brasileiros deportados daquele país para o