Anunciado estudo para explorar o uso da aeronave Airlander 10 na região de Highlands and Islands

Airlander 10 – Imagem: Hybrid-Air-Vehicles

A empresa Hybrid Air Vehicles (HAV), ou Veículos Aéreos Híbridos, anunciou o primeiro estudo de conceito para explorar o caso de uso para a introdução da aeronave Airlander 10 para transporte de passageiros e carga nas Highlands and Islands (Terras Altas e Ilhas).

Espera-se que o estudo – que levará três meses para ser concluído – busque entender como o Airlander 10 poderia apoiar a mobilidade sustentável na região, diversificando e aumentando a conectividade das comunidades nas Terras Altas e Ilhas.

Terras Altas e Ilhas é uma área da Escócia que abrange amplamente as Terras Altas da Escócia, além de Orkney, Shetland e Hébridas Exteriores.

O estudo é apoiado por um consórcio de organizações-chave, incluindo:

– Aeroporto das Terras Altas e Ilhas (HIAL);

– Parceria de Transporte das Terras Altas e Ilhas (HiTrans);

– Empresa de Empreendimentos das Terras Altas e Ilhas (HIE);

– Conselho das Ilhas Orkney (OIC); e

– Loganair.

O Airlander 10 pode reduzir significativamente as emissões para viagens nas Highlands e Islands, uma região onde as viagens aéreas são uma salvação, não um luxo. A HAV está atualmente projetando uma variante totalmente elétrica do Airlander, que será uma aeronave de zero emissão de carbono, programada para estar operacional até o final da década.

O estudo comparará as reduções de emissões com as opções de transporte existentes e avaliará as oportunidades de operar em locais não aeroportuários, aproveitando a capacidade de operação aquática da aeronave.

O projeto também considerará o potencial da Airlander para entregar frete com uma variante combinada da aeronave. Com uma carga útil de 10 toneladas, o Airlander 10 pode ajudar a aumentar a conectividade e a logística regionais de passageiros.

De maneira mais ampla, espera-se que, ao transformar a conectividade na região, conecte melhor as comunidades que estão isoladas de outros modos de transporte e atraia mais visitantes e moradores, criando também uma proposta econômica para a região.

Informações da HAV

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias