A mais nova companhia aérea equatoriana suspendeu operações hoje, num anúncio repentino que pegou passageiros de surpresa.
Com uma frota de três jatos Boeing 737-700, a empresa foi fundada por empresários do Equador em 2021 e focava em destinos turísticos, sendo para muitos o meio mais barato de voar de avião no país.
No entanto, hoje, de maneira repentina, a empresa emitiu um comunicado nas suas redes sociais anunciando o fim de suas operações após uma “análise de mercado e uma decisão responsável para cumprir todos os deveres trabalhistas, fiscais e operacionais”.
No mesmo anúncio, a empresa afirma ter fechado com a LATAM Equador um acordo para recepção de seus passageiros que tiverem passagens compradas para voar até 31 de dezembro. Eles poderão embarcar nos voos da LATAM sem pagamento adicional, no mesmo itinerário, desde que existam vagas após o encerramento do check-in, o chamado stand-by.
A Avianca, logo em seguida, anunciou a mesma medida de socorro, mas apenas para passageiros que tinham passagem comprada na Equair para voos até o dia 31 de outubro.
Os motivos para o encerramento das operações da Equair ainda não são claros, já que na semana passada a empresa tinha acabado de inaugurar novas rotas. Porém, os crescentes custos no pós-pandemia e fortalecimento das concorrentes são fatores que atrapalharam a empresa a chegar na rentabilidade.
A empresa chegou a realizar um único voo para o Brasil, num fretamento de um clube esportivo para o Rio de Janeiro.
Ao mesmo tempo, um fechamento antecipado pode permitir ao menos o pagamento das dívidas trabalhistas e gerar menos transtorno para os passageiros do que a empresa aérea ir fechando aos poucos, perdendo aeronaves e tendo contas bloqueadas.
Equair informa: pic.twitter.com/XFoDWzEoHl
— Equair (@equairECU) September 30, 2023
Porque hoy y siempre volamos contigo, estamos protegiendo sin costo a los pasajeros de Equair. Conoce toda la información en https://t.co/j8JFydWyAv pic.twitter.com/7MXf2RnMXp
— LATAM Ecuador (@LATAM_ECU) September 30, 2023