Após 11 anos da entrada em serviço, vai começar a primeira desmontagem de Boeing 787 na história

Boeing 787 – Imagem ilustrativa

A empresa irlandesa EirTrade Aviation, especializada em gerenciamento e comercialização de ativos de aviação, informa hoje, 28 de fevereiro, que gerenciará a desmontagem e destinação de peças dos dois primeiros Boeing 787 a serem retirados do serviço comercial na história.

Voado comercialmente pela primeira vez há pouco mais de 11 anos, em outubro de 2011, o 787 Dreamliner continua sendo a principal aeronave de fuselagem larga da Boeing em produção e, até o momento, nunca foi retirado do serviço comercial.

As duas aeronaves 787-8, de 10 anos de uso, serão desmontadas simultaneamente, e suas peças devem estar disponíveis no final do primeiro trimestre de 2023.

Lee Carey, vice-presidente de gerenciamento de ativos da EirTrade, acredita que o histórico comprovado e a rede global da empresa foram fundamentais para garantir o acordo e comenta: “Nossos relacionamentos direcionados com companhias aéreas, MROs (empresas de manutenção) e OEMs (fabricantes) na plataforma B787 foram cruciais para garantir este projeto e maximizar o valor das duas aeronaves.”

Ken Fitzgibbon, CEO da EirTrade Aviation, diz que com os primeiros Boeings 787 se aproximando da verificação de 12 anos, a desmontagem dessas duas aeronaves não poderia ocorrer em um momento melhor para os operadores e instalações de manutenção da aeronave que procuram obter material usado para manutenção (USM) para reduzir o custo de manutenção.

“Como nenhum B787 foi retirado do serviço comercial até o momento, quase não há mercado USM para esta plataforma no momento. Estamos entrando em uma área especializada e esperamos nos tornar líderes de mercado no fornecimento de USM, o que permitirá a redução do custo de eventos de manutenção para proprietários de aeronaves B787”, afirmou o CEO.

O processo de desmontagem será coordenado em Prestwick e gerenciado por Steven Trowell, Gerente de Hangar da EirTrade. Ele prevê que o processo de desmontagem levará cerca de três meses no total.

“É compreensível que haja um grande interesse nessas aeronaves”, observa Trowell. “É claro que haverá desafios ao longo do caminho e, se a desmontagem ocorresse em nossas próprias instalações em Knock, isso nos proporcionaria um maior grau de flexibilidade em termos de mão de obra, ferramentas e logística. No entanto, qualquer possível interrupção no cronograma será reduzida ao mínimo e temos o privilégio de ter a oportunidade de desmontar os primeiros 787-8”.

Trowell diz que, com um planejamento cuidadoso e aprofundado nos últimos dois meses, a EirTrade Aviation está confiante de que a tarefa pode ser concluída em três meses.

A EirTrade também esteve anteriormente envolvida na primeira aeronave A380 a ser aposentada e é uma das primeiras empresas a desmontar o motor CFM56-7BE.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias