Início Empresas Aéreas

Após 3 problemas em aviões, passageiros tiveram seu voo de Campinas a Lisboa adiado 3 vezes em 2 dias

Airbus A330-200 de matrícula PR-AIU no pátio de Viracopos – Imagem ilustrativa

Passageiros de um voo que decolaria do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para Lisboa, em Portugal, na última quarta-feira, 17 de janeiro, conseguiram partir para sua viagem somente na madrugada desta sexta-feira, 19, após uma sequência de três problemas ter ocorrido com dois aviões da Azul Linhas Aéreas.

Segundo relatos de passageiros ao AEROIN, na noite da quarta-feira, após todos os passageiros já estarem a bordo do voo AD8752, que tem como horário de partida 22h25, o Airbus A330-200 de matrícula PR-AIU apresentou problema e precisou retornar ao portão de embarque.

Os viajantes foram desembarcados e aguardaram por aproximadamente 4 horas até que outro A330-200, de matrícula PR-AIW, chegasse ao portão para novo embarque. Entretanto, após todos estarem a bordo, o jato também apresentou problema e não pôde partir.

Os passageiros relatam que houve um longo tempo a bordo do avião, sem ar-condicionado e sem alimentação, até serem novamente desembarcados na madrugada da quinta-feira.

Após as 03h00 da madrugada, com o voo remarcado para decolar somente às 18h00 da quinta-feira, a Azul transportou seus clientes para um hotel no centro de Campinas. Chegando lá, porém, os passageiros tiveram que lidar com mais um infortúnio.

Ao buscarem por alimentação no hotel, receberam a informação de que a cozinha do estabelecimento só funciona até as 22h00, motivo pelo qual a companhia aérea deveria ter disponibilizado alimentação ainda no aeroporto.

Com a indisponibilidade de refeição no hotel, uma grávida com uma criança de 2 anos precisou ir a um botequim na frente do local para comer espetinhos, relatam os passageiros.

Na tarde da quinta-feira, os passageiros se dirigiram ao Aeroporto de Viracopos para seu novo voo previsto para Lisboa, o AD9752, porém, ainda não seria dessa vez que partiriam para a Europa.

O A330-200 de matrícula PR-AIU, o primeiro utilizado na quarta-feira, voltou a ter problema no final da tarde da quinta-feira, novamente quando todos os passageiros já estavam a bordo.

De volta ao terminal de embarque e após mais algumas horas, na madrugada desta sexta-feira, às 00h30, os viajantes finalmente conseguiram decolar para Portugal, após a Azul deslocar para o voo AD9752 a tripulação e a aeronave de matrícula PR-AIV, que fariam voo para Fort Lauderdale, Estados Unidos, às 23h55.

Como consequência, o serviço da noite da quinta-feira para o destino na Flórida foi cancelado.

O PR-AIU, que apresentou problema na quarta e na quinta-feira, partiu nesta manhã de sexta-feira, às 10h14, em um voo para Orlando, nos Estados Unidos, sem novas intercorrências até o momento da publicação desta reportagem.

O AEROIN solicitou à Azul informações sobre a sequência de problemas com os dois aviões e as ações tomadas por ela para o atendimento aos passageiros. Em resposta, a companhia disponibilizou o seguinte posicionamento:

“A Azul informa que, por questões técnicas, ontem (17), o voo AD8753 (Campinas-Lisboa) precisou ser cancelado. Pelo mesmo motivo, o voo extra de hoje (AD9753) irá operar com atraso.

A companhia destaca que os Clientes estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Sair da versão mobile