Após 45 minutos da decolagem em Guarulhos, Airbus A321 pousou de volta, com bombeiros o aguardando

O A321 se aproximando e um dos veículos dos bombeiros aguardando – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Um voo partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no final da noite de ontem, 16 de janeiro, precisou retornar à origem não muito depois da decolagem, em função de um problema técnico com a aeronave.

Quem assistia às imagens das câmeras ao vivo voltadas ao aeroporto paulista acompanhou o momento em que os veículos de emergência se posicionaram nas proximidades da pista 10L, para fornecerem qualquer apoio em caso de necessidade.

As duas gravações a seguir, publicadas pelos canais “Golf Oscar Romeo” e “SBGR Live” no YouTube, permitem ver novamente o pouso. Abaixo dos vídeos, leia mais detalhes sobre a ocorrência:

O voo da ocorrência foi o LA-3322, da LATAM Brasil, efetuado com o Airbus A321 de matrícula PT-XPI. O avião decolou de Guarulhos às 23h25 e voaria até Fortaleza, porém, alguns minutos depois, quando chegando a 6 mil pés (1.800 metros) de altitude, os pilotos iniciaram órbitas (trajetórias circulares em voo) na região de São José dos Campos (SP).

O momento do início das órbitas – Imagem: RadarBox

Após cerca de 20 minutos na posição, os pilotos conduziram o A321 para Guarulhos, para pouso na pista 10L, realizado em segurança às 00h09 desta quarta-feira, 17 de janeiro.

Com o avião já na pista, o controlador de tráfego aéreo perguntou: “TAM 3322, só confirmando, vai manter posição sobre a pista e aguardar reboque, correto?”.

A reposta do piloto, porém, indicou que, apesar do problema técnico que se previa que impediria o taxiamento para fora da pista, não foi necessário nenhum auxílio. Ele informou: “Afirmo, o TAM…o TAM está conseguindo livra aqui. O TAM 3322 está livrando na Bravo”.

Os pilotos taxiaram o jato até o pátio, tendo sido acompanhado até lá pelos veículos de emergência, como procedimento padrão para situações como essa.

Mais tarde, o voo 3322 foi realizado pelo A321 de matrícula PT-XPQ, decolando às 02h45.

Em nota ao AEROIN, a LATAM informou que o voo retornou ao aeroporto de origem devido à necessidade de manutenção corretiva não programada na aeronave, onde pousou em completa segurança.

“O mesmo voo decolou de Guarulhos às 02h33 e pousou em Fortaleza às 05h50. A companhia lamenta os transtornos causados e prestou a assistência necessária aos passageiros. A LATAM reforça ainda que suas decisões visam garantir a segurança de todos”, finalizou a companhia.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias