Início Empresas Aéreas

Após acordo com a Embraer por dívida, Mex retoma direito de operar suas aeronaves ERJ-145

A companhia Moçambique Expresso (Mex) confirmou na quarta-feira, 13 de setembro, o restabelecimento dos seus serviços. A decisão surge duas semanas após a suspensão das operações, devido a uma dívida da companhia com a fábrica de aviões brasileira Embraer, reportou a imprensa local.

De acordo com uma comunicação interna assinada pelo diretor-geral da companhia, Faustino Massitela, a Mex voltou a ter acesso à plataforma FlyEmbraer, resultando no restabelecimento das operações com efeito imediato.

A Mex procederá com pagamento da sua dívida à Embraer em 17 prestações, até janeiro de 2025. Assim estará apta acessar peças de reposição e a voar com seus três Embraer ERJ-145 para diversos destinos.

Desde junho, constatou-se uma redução substancial no número de voos operados pela Mex, afetando assim a capacidade de gerar receitas. Com isso, dívidas com fornecedores, como a Embraer, foram se acumulando e foi dado um alerta no governo local para a necessidade de encontrar ‘’uma solução urgente’’ a essa problemática.

A Mex e a empresa-mãe, a Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), passam por uma crise financeira há vários anos, exacerbada pela pandemia. Recentemente, uma empresa sul-africana foi contratada para tentar sanitizar as finanças da LAM e ajustar sua estrutura ao momento atual, bem como definir um plano de ações estratégicas de crescimento.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile