Após Airbus A320 ser atingido por raio, pilotos desviam voo e pousam a aeronave com mais peso que o limite

Tempestade Raio Aeronave
Imagem meramente ilustrativa – Fonte: Airbus

Os pilotos de um voo comercial de transporte de passageiros precisaram fazer um desvio para um aeroporto alternativo e realizar um pouso acima do limite de peso neste domingo, 15 de outubro, após uma ocorrência de raio.

O avião envolvido, segundo reportado pelo The Aviation Herald, foi o Airbus A320 registrado sob a matrícula D-AICG, operado pela companhia aérea alemã Condor.

Airbus A320 semelhante ao envolvido na ocorrência – Imagem: Depositphotos

A aeronave estava realizando o voo DE-154, que decolou de Hamburgo, na Alemanha, às 15h00, e teria como destino Antalya, na Turquia, levando 178 pessoas a bordo, porém, quando estava subindo após a decolagem da pista 33, foi atingida por um raio, o chamado “Lightning Strike”.

A princípio, os pilotos continuaram a subida, mas pararam no nível de voo de 27 mil pés (FL270), ou cerca de 8.230 metros de altitude, e decidiram desviar para Munique, na Alemanha.

Imagem: RadarBox

Até a publicação desta matéria, ainda não havia informações sobre alguma anormalidade no Airbus A320, porém, dado que os relatos são de que o pouso, realizado pela pista 26L de Munique cerca de 50 minutos após a decolagem, ocorreu com peso acima do limite máximo de pouso, existe a possibilidade de que o raio causou alguma consequência.

Um A320 substituto continuou o voo e chegou a Antalya com um atraso de cerca de 2 horas. A aeronave de ocorrência ainda estava no solo em Munique até a publicação desta matéria, cerca de 20 horas após o pouso.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias