Após conversa com Macron, aérea asiática promete “esquecer” a Boeing e comprar 10 Airbus A350

A influência europeia avana pela Ásia no campo aeronáutico com um acordo relacionado à compra de dez aeronaves Airbus A350 anunciado pela primeira-ministra de Bangladesh, Hasina Wajed, durante a visita do presidente francês, Emmanuel Macron. Estas aeronaves serão destinadas à companhia aérea estatal Biman Bangladesh.

Segundo reportou a Reuters, Macron agradeceu a Wajed pelo seu compromisso, que acompanha outras iniciativas para acelerar a recuperação pós-pandemia na região, incluindo a participação de Bangladesh na cimeira do G20 que decorreu na Índia.

A compra não está oficialmente concluída, já que segundo o comunicado emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Bangladesh, nada ainda foi assinado.

Atualmente, a Biman Bangladesh não possuí aeronaves Airbus. A frota de 21 aeronaves da companhia consiste principalmente em Boeing 737, 777, 787 e Dash 8. É de realçar que a Biman não é operadora de Airbus desde 2016, quando retirou de serviço os seus últimos A310. No entanto, não é totalmente surpreendente a promessa de compra de A350.

O Ministro da Aviação Civil de Bangladesh anteriormente revelou que a Biman estava em discussões com a Airbus sobre um possível acordo de aquisição de aeronaves. A iniciativa da companhia aérea visa ampliar a sua malha de longo curso nos próximos anos, permitindo, assim, rotas diretas para os Estados Unidos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias