Após mais de 135 mil voos, Air Europa encerra o ciclo do turboélice ATR 72 em sua frota

Imagem: Pedro Aragão / CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia Commons

Air Europa e Air Europa Express culminaram nesta semana a unificação da frota em torno dos modelos Boeing 787 Dreamliner e Boeing 737 após o único ATR 72, que estava ativo, operar o último voo entre Alicante e Madrid.

O diretor geral da Air Europa Express, Toni Gimeno, juntamente com outros responsáveis ​​da companhia aérea, fizeram parte da passagem do último voo da aeronave e prestaram uma homenagem à tripulação desta frota.

A Air Europa e a Air Europa Express põem, assim, fim a mais de uma década de operações a bordo deste modelo de aviões turboélice, que voaram algumas das suas rotas domésticas e operaram os voos interilhas, tanto nas Canárias como nas Baleares. Ao longo destes anos, a frota de ATR operou mais de 135.000 voos e transportou cerca de seis milhões de passageiros. 

Com a saída deste último aparelho, Air Europa e Air Europa Express completam o processo de unificação da frota ao lado dos modelos Boeing 787 Dreamliner para rádio largo e Boeing 737-800 para rádio médio e curto. Ambas as aeronaves, com maior capacidade em suas respectivas categorias, permitem transportar mais pessoas com menos voos, o que redunda em uma maior eficiência e uma redução notável das emissões.

A unificação de frota é um dos pilares do Plano Estratégico 2023-2025, aprovado pela empresa para consolidar a organização e expandir sua atividade a todos os níveis, estabelecendo a sustentação, a eficiência, a inovação e a excelência na atenção ao cliente como eixos estratégicos para seu crescimento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias