Após mais de 40 dias parada, usina de asfalto é levada ao Aeroporto de Fernando de Noronha

Aeroporto de Fernando de Noronha – Imagem: Azul Linhas Aéreas

Na terça-feira (21), a usina de asfalto destinada à recuperação da pista do aeroporto de Fernando de Noronha foi finalmente levada ao local, após uma espera de 44 dias desde a sua chegada à ilha. Durante esse período, o equipamento, que pesa 30 toneladas e mede 22 metros de comprimento, ficou estacionado na Vila do Trinta, a cerca de 5 quilômetros do terminal aeroviário.

A operação para retirar o equipamento do navio de carga ocorreu em 8 de abril no Porto de Santo Antônio. Após ser descarregada, a usina permaneceu numa carreta na Vila do Trinta, enquanto as autoridades estudavam o trajeto até o aeroporto para evitar acidentes com obstáculos como postes e árvores.

A transferência da usina contou com o apoio de carros do governo estadual e da Neoenergia, com profissionais levantando fios para permitir a passagem do equipamento. A Polícia Militar fechou parte da BR-363, e o comboio passou por várias localidades, incluindo Bosque Flamboyant, Floresta Nova, Floresta Velha, Vacaria, Boldró e Basinha, até chegar ao aeroporto, informou o g1.

Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) proíbe o pouso de aviões de grande porte na ilha devido a fissuras e buracos na pista. A companhia aérea Azul passou a operar com aviões menores do modelo ATR, enquanto a GOL Linhas Aéreas suspendeu suas atividades. A Voepass iniciou operações em janeiro do ano passado, também com aeronaves ATR 72.

A obra de recuperação da pista, orçada em R$ 60 milhões e financiada pelo governo do estado, ainda não tem um cronograma atualizado divulgado. Antônio Olímpio, gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Mobilidade e Transportes (Semobi), informou que a produção de asfalto deve começar em junho.

Nós devemos começar a pavimentação na segunda quinzena de junho. A nossa expectativa é concluir o eixo central da pista em dois meses. Em setembro, os jatos devem voltar a Fernando de Noronha,” previu Antônio Olímpio.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias