Após metade dos pneus principais explodirem, Boeing 737 é desembarcado na pista

Os passageiros e tripulantes de um Boeing 737 precisaram desembarcar na pista de um dos mais movimentados aeroportos do mundo nesta última terça-feira, 15 de fevereiro, depois da explosão de ambos os pneus de um dos lados do trem de pouso principal.

O incidente ocorreu, conforme relata o The Aviation Herald, com o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula N344PP, operado pela companhia aérea American Airlines, no início da tarde, quando estava partindo do Aeroporto JFK, de Nova York, no voo AA-2829 com destino ao de Phoenix, ambos nos Estados Unidos.

Com 142 passageiros e 6 tripulantes a bordo, os pilotos estavam acelerando para decolar da pista 31L quando rejeitaram a decolagem com velocidade por volta de 90 nós (167 km/h).

A aeronave desacelerou com segurança e parou após percorrer cerca de 1700 dos mais de 4400 metros disponíveis naquela pista, porém, não pôde seguir por meios próprios. Os pilotos relataram que tinham os pneus do trem de pouso esquerdo estourados.

A trajetória do avião pelo aeroporto até a posição final na pista – Imagem: FlightRadar24

Segundo relata o New York Post, os passageiros foram retirados com segurança do avião após o incidente e foram levados de ônibus de volta ao terminal para esperar outro voo.

Até a publicação desta matéria, não havia informação oficial que permitisse concluir se a decolagem foi rejeitada devido ao estouro dos pneus ou se os pneus estouraram devido à frenagem na rejeição.

Atualização: o incidente passou a constar no sistema de informações de segurança da aviação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) nesta quarta-feira, 16. A agência descreve que a decolagem foi abortada APÓS o estouro dos pneus, e que houve danos à fuselagem e à asa esquerda do Boeing 737.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias