Após pedir voos ao Brasil, ROM Cargo tem certificado de operador aéreo cassado

Foto de Kevin Cleynhens via Air One

A autoridade da aviação civil romena (Autoritatea Aeronautică Civilă Română – AACR) suspendeu o Certificado de Operador Aéreo (AOC) da Rom Cargo Airlines em 14 de dezembro de 2021, pouco mais de um mês após sua concessão.

Em comunicado ao BoardingPass.ro, o regulador afirmou que a decisão foi baseada no Regulamento da União Europeia 965/2012, mas apenas citou o artigo que atribui às agências reguladoras nacionais a supervisão das atividades das operadoras, sem dar detalhes dos motivos que levaram à decisão. 

Como falamos recentemente, a empresa também solicitou, através de agentes no Brasil, voos ao nosso país, que não vieram a acontecer. A frota da empresa é composta por apenas um Boeing 747-400F, que vinha operando fretamentos de carga entre a Europa, Eurásia e a China. 

Curiosamente, apesar de estar registrada na Romênia, seus voos praticamente não passam por seu país de origem. Além disso, a companhia aérea não possui um site ou detalhes de contato disponíveis ao público.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias