Após teste exitoso, aérea alemã permite que pilotos dos aviões usem tênis às sextas

Imagem: Grupo Lufthansa

A companhia aérea alemã Eurowings anunciou esta semana que vai expandir significativamente seus chamados “Sneaker Flydays”. Isso significa que os pilotos da companhia de aviação, que pertence ao Grupo Lufthansa, agora poderão vestir tênis de marca Puma todas as sextas-feiras durante o verão.

A decisão veio após uma pesquisa interna com mais de 3.000 funcionários de voo da companhia. Os participantes foram questionados sobre o uso de calçados esportivos tanto a bordo como no solo. A pesquisa mostrou que a maioria dos pilotos e comissários de bordo optou por usar tênis branco com o logotipo da Eurowings em seus uniformes todas as sextas-feiras.

Além do feedback positivo de seus funcionários, a companhia aérea também recebeu comentários positivos de inúmeros passageiros e das mídias sociais. “Estamos encantados com a ressonância consonante para nossa ideia de ‘Sneaker Flydays’ com os nossos tripulantes e passageiros” , disse o chefe da Eurowings, Jens Bischof.

Bischof destacou que a decisão de usar tênis a bordo reflete a sua identidade como “Europe’s Value Airline”.

“O calçado desportivo valoriza o nosso próprio estilo de vida casual e une negócios com lazer de forma única” , afirmou o CEO da Eurowings.

O uso de tênis levantou algumas preocupações em relação à segurança, funcionalidade e as regulamentações da Agência Federal de Aviação Alemã (LBA). Para responder a essas preocupações, a Eurowings desenvolveu, em colaboração com a Puma, um modelo de tênis específico, que foi submetido às normas da LBA.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias