Após toque na pista e arremetida devido a ‘windshear’, A320 tem problema de motor e é levado a outro aeroporto

O momento em que ocorreu o toque, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Pedro Medeiros, via canal Madeira Airport Spotting

Uma gravação feita ontem, 6 de janeiro, mostra o momento em que os pilotos de um Airbus A320 enfrentaram uma desestabilização na hora do pouso, optando por uma arremetida após o toque na pista, devido à presença de “windshear” nos instantes finais da aproximação, e envolvendo também um problema de motor:

Nas cenas do vídeo acima, gravadas por Pedro Medeiros e publicadas pelo canal “Madeira Airport Spotting” no YouTube, a aeronave envolvida é o A320 registrado sob a matrícula SE-ROE, operado pela SAS Scandinavian Airlines.

O jato estava realizando o voo SK-2901, que partiu de Estocolmo, na Suécia, e chegava ao Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, na Ilha da Madeira, Portugal, quando os pilotos enfrentaram a situação de variação intensa de direção e/ou intensidade de vento, chamada de “windshear” em inglês, ou tesouro de vento em português, entre outros termos.

Diante de perda de estabilização, que resultou em um toque na pista mais intenso do que o previsto, os pilotos iniciaram uma arremetida, ou seja, o procedimento de desistência de pouso recorrentemente treinado para garantir maior segurança de voo.

Porém, além da dificuldade gerada pelo vento, os pilotos também tiveram que lidar com um problema de motor. Segundo o The Aviation Herald, a companhia aérea informou que um problema no motor levou a um desvio preventivo para o aeroporto da ilha espanhola de Las Palmas, onde melhores instalações de manutenção estão disponíveis.

O A320 sendo desviado após realizar a arremetida e as órbitas – Imagem: RadarBox

Após a arremetida e a realização de 3 órbitas (trajetórias circulares de espera em voo) para avaliação da situação, seguida da decisão de desvio para Las Palmas, a aeronave pousou sem maiores incidentes cerca de 90 minutos depois.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.