Após Ucrânia recusar, Rússia toma decisão de estende a vida útil do An-148 de 10 para 30 anos

A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsia) emitiu à Ilyushin Aviation Complex (PJSC Il) um certificado de tipo adicional em termos de aumento da vida útil de 10 para 30 anos para a aeronave An-148-100 e suas modificações, de acordo com um comunicado de imprensa.

“Em conexão com a recusa unilateral do detentor do certificado de tipo, a Antonov (da Ucrânia), de suas obrigações como desenvolvedor em relação à aeronave acima, o trabalho para confirmar a possibilidade de aumentar a vida útil de aeronaves registradas no Registro Estadual de Aeronaves Civis da Federação Russa foi prontamente realizado pela PJSC Il como desenvolvedor da modificação”, afirmou na mensagem da Agência Federal de Transporte Aéreo.

O trabalho para estender a vida útil da aeronave An-148-100 foi realizado em conformidade com a legislação aérea e a prática internacional, juntamente com a Agência Federal de Transporte Aéreo e o Registro de Aviação da Rússia, no interesse dos operadores russos, diz a autoridade.

Como parte do trabalho de certificação adicional, foi realizada uma avaliação da condição técnica das aeronaves An-148-100 de acordo com o programa de controle de envelhecimento da célula.

Os resultados do trabalho de certificação permitem que a aeronave An-148-100, operada por várias companhias aéreas da aviação civil russa, continue voando, acrescentou a Agência Federal de Transporte Aéreo. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Escorregador de emergência de avião caiu em frente à casa de...

0
A escorregadeira de emergência que se desprendeu em voo de um 767 da Delta foi encontrada num endereço no mínimo inconveniente para a Boeing.