Jatinho Gulfstream G280 é certificado para pousar em apertado aeroporto francês

Um dos jatos médios executivos de maior sucesso agora poderá pousar num restrito e exótico aeroporto francês.

Divulgação – Gulfstream

A Gulfstream anunciou que o seu jato médio G280, sucessor do G200, foi liberado para operar no Aeroproto de Saint-Tropez, na cidade de La Môle. Um dos destinos mais disputados da Riviera Francesa, Saint-Tropez fica localizada próxima de Cannes, Mônaco, Nice e Marselha, contando com vários hotéis luxuosos e baladas famosas.

O aeroporto da cidade costeira fica encravado nas montanhas e tem uma curta pista de 1.180 metros de comprimento, com várias restrições de ruído.

Além disto, o comandante da aeronave que pousará lá deve fazer um curso online com instruções, antes de pousar no aeroporto, que não tem aproximações por instrumento e exige uma descida íngreme de até 5º, enquanto a média nos aeroportos “comuns” é de 3º.

Visando atender a este mercado, a Gulfstream fez vários pousos e decolagens de teste em La Môle, permitindo que a aeronave fosse homologada para lá, que também é um requisito para que o dono de G280 voe para Saint-Tropez. Veja como foi a homologação:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias