Início Aeroportos

Apresentado o layout do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Dourados, em Mato Grosso do Sul

Imagem: Seilog

O Governo de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), informou ontem, 2 de outubro, que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, de Dourados, terá um novo terminal de passageiros, mais amplo e com espaços para lanchonete e lojas comerciais.

O novo layout do prédio foi apresentado ontem pelo Governo do Estado, que já contratou o projeto arquitetônico dos edifícios. Serão 3,3 mil m² de área construída. Com investimento de R$ 395,8 mil, o projeto arquitetônico deve ser concluído em dezembro de 2023, segundo a Seilog.

Imagem: Seilog
Imagem: Seilog
Imagem: Seilog

“A cidade de Dourados pode esperar uma transformação significativa e moderna que alinhará o terminal às necessidades atuais de tráfego aéreo, proporcionando uma experiência mais confortável e eficiente para os passageiros”, afirmou o superintendente de logística da secretaria, Derick Machado.

De acordo com Termo de Compromisso – TC 11 firmado entre a Seilog e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério dos Portos e Aeroportos, faz parte do objeto do contrato as seguintes edificações:

– uma Central de Utilidades (caixa de água, casa de força, etc.), com 183,47 m²;

– um Depósito de Resíduos Sólidos, com 54,96 m²;

– uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), com 96,73 m²;

– uma Sessão de Combate à Incêndio, com 368,11 m²; e

– o Terminal de Passageiros, com 2.655,37 m².

Já o edital para selecionar a empresa que vai construir o prédio deve ser publicado em março de 2024, após a Seilog e a SAC firmarem novo termo de compromisso para o lançamento da licitação da obra. O valor da construção será conhecido após a conclusão do processo.

Fechado desde 2021 para reforma e ampliação da pista de pousos e decolagens, o Aeroporto será reaberto no primeiro semestre de 2024, utilizando o antigo terminal de passageiros. Executadas pelo Exército Brasileiro, as obras na pista recebem investimento de R$ 95 milhões.