Apresentado o resultado da pesquisa sobre níveis de fadiga dos tripulantes da aviação brasileira

Imagem: John Christian Fjellestad / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) apresentou nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, o relatório com o resultado da pesquisa para obter dados acerca dos níveis de fadiga dos tripulantes de voo brasileiros.

No relatório é possível ter uma visão geral das respostas ou ver os resultados separados por função – pilotos e comissários – e por empresa.

Segundo o SNA, houve a participação de mais de 4.300 aeronautas, que responderam ao questionário com 59 perguntas, tais como “Nos últimos dois meses, quantas vezes você percebeu sinais de fadiga durante as operações?” ou “Você se sente confortável em fazer reporte de fadiga para sua empresa?”.

Para as duas perguntas acima citadas, por exemplo, os resultados, para o caso da compilação geral de todos os tripulantes, são os seguintes:

As respostas dos tripulantes ajudarão o sindicato a ter uma visão macro e uma análise detalhada do cenário atual da aviação regular, além de contribuir nas negociações de acordos coletivos e em eventuais mudanças no RBAC 117 – Requisitos para gerenciamento de risco de fadiga humana.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas disponibiliza a consulta aos resultados da pesquisa: neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias