Arábia Saudita prestes a entrar com força no mercado de leasing de aeronaves comerciais

A Arábia Saudita está pronta para se tornar um destaque no negócio de leasing de aeronaves. Com suas reservas financeiras cheias, o fundo soberano público PIF deu início à Avilease, com metas de liderança no setor. O CEO da empresa, Edward O’Byrne, disse em entrevista ao aeroTELEGRAPH que estabeleceu uma meta de 250 a 300 aeronaves para o final da década.

Este número pode ser alcançado com a expansão da frota em curso. Além disso, O’Byrne tem planos para entrar em contratos com companhias aéreas nacionais e internacionais. O aluguel da frota de 32 Airbus A320neo para Flynas e Saudia serve como um bom início. Isso já está em andamento com a entrega de cinco aeronaves e a avaliação de outras 27 até o final do ano.

Além de gerir a frota existente, O’Byrne busca adquirir aeronaves adicionais, incluindo o Boeing 737 MAX e a família A320neo, bem como alguns modelos A220 e jatos de grande capacidade. Embora o A321 XLR seja interessante, O’Byrne exige garantias de contratos longos antes de considerar a compra devido à limitação de clientes.

Os cargueiros de grande capacidade da Airbus e Boeing também são objeto de negociação caso haja períodos mais longos de clientes.

Para O’Byrne, a estratégia de investimento de longo prazo é primordial para garantir o crescimento contínuo da Avilease e se posicionar entre os líderes globais do setor.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias