Assista à chegada do bonito avião Boeing 747 que trouxe da Índia uma carga pouco comum

Chegou neste final de semana ao Brasil um bonito Boeing 747 que, apesar de sua operadora não ter voos regulares ao país, tem aparecido por aqui com alguma frequência nos últimos tempos em função da alta demanda do mercado aéreo cargueiro, que movimenta muitos voos pontuais contratados sob demanda.

Como visto no vídeo a seguir, gravado pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, o Jumbo Jet de matrícula N702CA foi o utilizado pela companhia norte-americana National Airlines para o serviço. Este jato tem uma pintura diferenciada, branca e azul, ao invés da tradicional prata e azul da empresa.

Como visto nas cenas acima, o avião Boeings 747-400BCF (BCF é uma das siglas que indicam que um avião transportava passageiros e foi convertido para cargueiro) pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo as plataformas de rastreamento online, a chegada no voo NCR-833 aconteceu por volta das 21h45 do sábado, 27 de agosto.

Conforme mostrado aqui uma semana atrás, a programação da operação consta do registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e uma pesquisa do AEROIN junto a fontes próximas da operação indicaram que a carga foi composta por agrotóxicos comprados de empresas indianas.

De fato, o histórico de voo deste Boeing 747 indica que ele partiu de Mumbai, na Índia, na manhã do sábado, fez uma escala em Lagos, na Nigéria, e então partiu rumo ao Brasil.

O transporte desse tipo de produto químico por via aérea é seguro e existe um protocolo a ser seguido. Por outro lado, também é curioso, pois geralmente esses químicos viajam de navio e em quantidades muito maiores. O transporte por avião é pouco comum, podendo indicar urgência da empresa importadora em ter o produto (geralmente, pagando muito mais caro pelo serviço aéreo).

Após pousar em Campinas na noite do sábado, o Jumbo ficou poucas horas no local. Por volta da 1h30 da madrugada do domingo, ele partiu com destino à Base Aérea de Fairfield, nos Estados Unidos.

A National Airlines bastante conhecido por ser contratada pelo governo americano para transporte de equipamentos e tropas, sendo provavelmente este o motivo de voar direto para um aeroporto com base militar após cumprir o contrato de transporte entre a Índia e o Brasil.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias