Associações de empresas aéreas pedem alinhamento global de regras de slots

Associações de companhias aéreas em todo o mundo pediram aos governos que garantam o alinhamento global dos regulamentos de slots de aeroportos para salvaguardar a alocação consistente, justa e transparente de slots de acordo com as Diretrizes Mundiais de Slots de Aeroportos (WASG).

Em uma declaração conjunta, a African Airlines Association (AFRAA), Airlines for America (A4A), Airlines International Representation in Europe (AIRE), Arab Air Carriers Organization (AACO), Association of Asia-Pacific Airlines (AAPA), European Express Association , European Regions Airline Association (ERAA), International Air Transport Association (IATA) e Latin American and Caribbean Air Transport Association (ALTA) estabelecem os benefícios do WASG, que garantiu décadas de estabilidade e consistência na aplicação do gerenciamento de slots.

Sob o WASG, os consumidores se beneficiam de um crescimento consistente em horários confiáveis e da expansão para novos mercados, enquanto as companhias aéreas e os aeroportos observaram um aumento na utilização da escassa capacidade aeroportuária.

A fragmentação da regulamentação de slots pode causar interrupções nos horários das companhias aéreas e põe em perigo os avanços globais em conectividade, eficiência, competição e escolha que caracterizaram a indústria da aviação nas últimas décadas. Com o número de aeroportos regulamentados por slots em todo o mundo crescendo, é vital que os governos reconheçam a importância da harmonização dos regulamentos de slots de acordo com o WASG.

O WASG passou por uma revisão significativa nos últimos anos, com melhorias na definição de novos participantes para aumentar a concorrência e as oportunidades de acesso em aeroportos congestionados.

O monitoramento do desempenho do slot também foi melhor definido para garantir o uso ideal dos slots alocados. Portanto, é importante que os regulamentos de slots nacionais ou regionais estejam alinhados dinamicamente com o WASG para que o setor de aviação e os viajantes possam se beneficiar imediatamente dessas e de outras melhorias no sistema.

As Associações também instaram os governos a incorporar o WASG ou alterar os regulamentos de slots existentes para trabalhar com o Worldwide Airport Slot Board, um órgão composto por especialistas em slots de companhias aéreas, aeroportos e coordenadores de slots, que supervisionam as revisões especializadas do WASG.

A consulta a esse grupo de especialistas pode garantir que os governos, suas economias e cidadãos continuem a colher os benefícios de uma rede de transporte aéreo cada vez mais interconectada, sustentável e eficiente.

A indústria de transporte aéreo prospera em padrões globais consistentes. As Diretrizes Mundiais de Slots de Aeroportos são o herói desconhecido do sistema de transporte aéreo. Por causa do WASG, viajantes, empresas e economias em todo o mundo se beneficiaram do crescimento constante na conectividade aérea, forte concorrência e diversidade de rotas, garantindo que a utilização da escassa capacidade aeroportuária também aumentasse. Os governos devem alinhar suas regras de slot com este padrão global para se beneficiar de uma melhor conectividade aérea, eficiência e escolha do consumidor”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.

A declaração foi divulgada na 152ª Conferência Slot em Dublin, Irlanda. A Slot Conference atrai mais de 1.000 delegados, com representantes de mais de 200 aeroportos coordenados por slots e 215 companhias aéreas individuais.

Esta conferência semestral ocorre desde 1948 e é um momento significativo no diário de planejamento da aviação, permitindo a oportunidade de se reunir para otimizar rapidamente os cronogramas planejados, enquanto observa novas oportunidades de crescimento de rotas e redes.

O objetivo da conferência é que as companhias aéreas obtenham os slots que lhes darão o melhor horário possível para oferecer aos seus clientes nos aeroportos coordenados. A próxima conferência acontecerá em Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 14 a 17 de novembro de 2023.

Informações da IATA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias