Até o fim da tarde de hoje, Força Aérea apresenta diversas atrações na Expo Forças Armadas em Brasília

Imagem: Sargento P. Silva / CECOMSAER

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que os visitantes da Exposição das Forças Armadas estão experimentando diversas sensações, como ouvir o som do motor e do giro das cinco pás da hélice e se imaginar pilotando um A-29 Super Tucano nos dois simuladores dessa aeronave de caça.

Atrações inéditas da Semana da Pátria deste ano, em Brasília (DF), os aparatos tecnológicos permitem que, de forma interativa, o público sinta uma mistura de sensações ao se imaginar pilotando esse avião.

A mostra montada na Esplanada dos Ministérios expõe as atividades e os programas estratégicos desenvolvidos pela Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB). Aberta ao público desde o dia 7 de setembro após o tradicional desfile, a exposição segue até este domingo, dia 10 de setembro, das 9h às 17h.

Entre equipamentos militares e telões interativos, a FAB marca presença com os helicópteros H-36 Caracal, do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão, H-60 Black Hawk, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia, e a aeronave remotamente pilotada RQ-1150, do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) – Esquadrão Orungan.

H-36 Caracal – Imagem: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Também estão expostos sensores aeroespaciais, equipamentos utilizados no controle do espaço aéreo, materiais da área de segurança e defesa, radares e réplica em tamanho real do F-39 Gripen, do foguete VSB-30 e de satélites do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

“Esse é mais um belo momento para que possamos interagir com a sociedade civil e militar em um ano tão especial, que comemoramos os 150 anos de Santos Dumont. Convido todos vocês a estarem aqui”, destacou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

No estande Santos Dumont, a réplica do Demoiselle e cerca de trinta painéis oferecem uma perspectiva única sobre a vida, obras e valores do Pai da Aviação.

Imagem: Sargento P. Silva / CECOMSAER

Programação Infantil

A programação ainda conta com um espaço especial para o público infantil, com oficinas recreativas da Turma do Fabinho e um brinquedo com o formato da aeronave de caça F-5. Na abertura da exposição, a presença dos mascotes Dumontzinho e Fabinho trouxe ainda mais diversão ao público.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Santa Maria tem aumento de 60% no movimento aéreo devido aos...

0
A mobilização dos profissionais envolvidos no trabalho de resgate no RS revela o lado solidário de quem se dedica à missão de salvar vidas.