Início Vídeos

Ouça o momento em que piloto avisou sobre objeto na pista quando iria decolar no Aeroporto de Viracopos

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Viracopos FullHD

Uma transmissão ao vivo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), permitiu acompanhar as ações após um piloto reportar que observou um objeto na pista de pousos e decolagens.

A gravação apresentada a seguir foi publicada pelo canal Viracopos FullHD no YouTube. Abaixo do player de vídeo, veja mais algumas informações sobre a situação.

Como visto e ouvido nas cenas acima, o vídeo começa com a controladora de tráfego aéreo da Torre de Controle de Viracopos solicitando ao piloto a confirmação sobre a posição do objeto observado, pois um veículo de serviços do aeroporto já estava se dirigindo à pista para a remoção.

Tratava-se do voo 2660 da Azul Linhas Aéreas, realizado na última terça-feira, 5 de setembro, com o ATR 72-600 de matrícula PR-AKO, conhecido por sua pintura com a Bandeira Nacional estampada por toda a fuselagem. Ele já havia tomado a posição na cabeceira 15 para a decolagem quando foi notado o objeto.

O piloto descreveu que o objeto estava próximo à linha de centro da pista, e um pouco à frente da marcação de zona de toque.

Logo depois, o veículo foi visto entrando na pista, recolhendo o objeto e depois se deslocando ao longo de grande parte do comprimento da pista para inspecioná-la antes de retomada das operações. Não há informações sobre o que era o objeto recolhido.

Na aviação, há sempre uma grande atenção à presença de qualquer objeto estranho em pistas, pátios e vias de taxiamento, pois uma ingestão pelo motor ou a passagem das rodas por cima podem gerar consequências perigosas à segurança de voo. Vale lembrar que uma peça de uma aeronave na pista levou ao trágico acidente com o supersônico Concorde em 25 de julho de 2000, após o pneu passar sobre a peça na corrida de decolagem e atirá-la contra a asa da aeronave.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.