Atitude de controlador chama atenção ao criticar piloto de 787-9 em seguida ao pouso; ouça o que ele disse

Cena do vídeo apresentado abaixo

Uma conversa na frequência de comunicação de um aeroporto, divulgada nesta semana, despertou comentários do meio aeronáutico em função da forma como o controlador de tráfego aéreo efetuou uma crítica ao piloto de um avião que estava finalizando o pouso.

O momento pode ser ouvido na animação da tela a seguir e, abaixo da gravação, leia mais detalhes sobre a situação (Obs: é possível utilizar as configurações no canto do vídeo para adicionar legenda e, em seguida, para acionar a tradução automática da legenda para português).

Como foi possível acompanhar nas imagens acima, tudo ocorreu no Aeroporto JFK, de Nova York, nos Estados Unidos, no dia 24 de dezembro, às 16h15, envolvendo um Boeing 787-9 da subsidiária inglesa da Norse Atlantic Airways (código de chamada “Longboat 70A”), um Boeing 747-8F da Silk Way West Airlines, do Azerbaijão (código de chamada “Silk West 8112”), e o controlador de tráfego aéreo da Torre do JFK.

Boeing 787-9 da Norse Atlantic – Imagem: DepositPhotos
Boeing 747-8F – Imagem: Silk Way West Airlines

O Boeing 787 entrou na aproximação para pouso na pista 31R, seguido de perto pelo Boeing 747, motivo pelo qual houve até uma ressalva do controlador aos pilotos do Jumbo Jet, para que eles ficassem atentos à possibilidade de esteira de turbulência do avião à frente.

Alguns minutos depois, durante o final do pouso do 787, a sequência de troca de mensagens que chamou atenção foi a seguinte:

Controlador: “Longboat 70A, vire à direita na taxiway V e, se você não puder pela V, saia pela U3”.

Piloto do 787: “Ok, nós vamos virar à esquerda na U3”.

Controlador: “Senhor, mas você precisa sair da pista rapidamente. Há tráfego na milha final”.

Piloto do 787: “Sim, eu entendo, senhor. Nós estamos muito, muito cheios hoje com carga e pessoas”.

Controlador: “Senhor, apenas saia da pista, por favor. Eu não me importo sobre isso tudo”.

Instantes depois, como não houve tempo suficiente para que os pilotos conduzissem o Boeing 787 para fora da pista, o controlador orientou uma arremetida do Boeing 747.

Em seguida, ele falou aos pilotos do Jumbo: “Me desculpem, a aeronave na frente de vocês estava explicando o quão pesados eles estavam, em vez de livrarem a pista”.

Depois, voltando a falar com os pilotos do 787, ele disse: “Para referência futura, livrem a pista com rapidez. Vocês não são a única aeronave, ok? Chame o solo na frequência 121.9”.

Em resposta às orientações controlador, o piloto do 787 confirmou a frequência 121.9 e então fez um agradecimento apenas aos pilotos do Boeing 747.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias