Ativistas climáticos se amarram a jatinhos no maior evento de aviação executiva da Europa

Foto: Greenpeace

Uma centena de ativistas pró-meio ambiente de 17 países interromperam a maior feira de jatos particulares da Europa, a EBACE (European Business Aviation Convention & The Exhibition). Os manifestantes estavam ligados à Extinction Rebellion, Greenpeace, Scientist Rebellion e a outros grupos de movimentos climáticos e ocuparam e amarraram-se aos jatos expostos e à entrada da exposição para fazer frente à venda de aeronaves.

Cartazes foram exibidos em frente aos jatos particulares dizendo tratar de um “objeto tóxico”, assim como anúncios de alto-falante informaram a devastação que a aviação privada tem a oferecer para o clima.

“As vendas de jatos particulares estão disparando, e com elas, a contribuição extrema para a crise climática, enquanto as pessoas vulneráveis ​​lidam com os danos”, explica Klara Maria Schenk, da campanha Mobilidade para Todos do Greenpeace.

Segundo o grupo Stay Grounded, uma rede para restringir o transporte aéreo, “os super-ricos estão destruindo nosso planeta, a menos que acabemos com isso”. O primeiro passo, sugere Cordula Markert, da Scientist Rebellion Germany, é “proibir os jatos particulares agora”.

Uma pesquisa da indústria indica que o valor total das aeronaves particulares vendidas na última década foi de aproximadamente US$ 241 bilhões e que as expectativas para as vendas neste ano são as mais altas de sempre. Estudos mostram que um voo comercial gera 10 vezes menos CO2 do que um voo particular e causa também grandes quantidades de poluição por micropartículas e ruído prejudiciais, de forma desproporcional.

De acordo com um estudo comissionado pelo Greenpeace CEE, as emissões de CO2 do tráfego de jatos particulares na Europa atingiram níveis recordes. Uma pesquisa da Oxfam mostra que 20 milhões de indivíduos são deslocados todos os anos devido às condições climáticas extremas como seca e inundações, causadas e exacerbadas pela crise climática.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias