Ativistas protestam contra acrobacias aéreas da Marinha Americana por causa da poluição e barulho

O principal show aéreo de Seattle foi marcado não apenas por várias aeronaves e manobras aéreas eletrizantes, mas também por um protesto diferente.

Foto – DepositPhotos

A SeaFair é a maior feira aeronáutica da região de Seattle e é patrocinada, em boa parte pela Boeing, a maior empresa da cidade. São várias as atrações aeronáuticas e náuticas que se apresentam no Lago Washington, entretendo o público, que pode curtir as praias enquanto vê os shows, sendo um grande programa para toda a família.

No entanto, um grupo de ambientalistas e pacifistas é contra, ao menos em parte, a realização do evento, em especial à apresentação dos Blue Angels, que é o esquadrão de Demonstração Aérea da Marinha dos EUA, sendo o mais renomado em performances aéreas.

Utilizando caças F-18 Super Hornet fabricados pela própria Boeing, os militares fazem manobras ousadas, voam a menos de três metros de distância entre si e são grande destaque de qualquer evento aéreo.

Segundo um dos membros do movimento informou à filial da ABC News em Seattle, eles são contra a militarização do festival com a presença dos caças que, segundo eles, também fazem manobras muito arriscadas, poluem desnecessariamente o meio ambiente e causam muito barulho.

Por outro lado, a presença de caças civis (que tem compra liberada nos EUA) é frequente no evento mas não foi criticada pelo grupo, o que soou como uma contradição. Apesar dos protestos, a maioria do público presente ignorou os cartazes e aproveitou o show.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias