Ativistas vandalizam jatinho com spray amarelo durante protesto em aeroporto espanhol

No início da manhã desta sexta-feira (14), quatro ativistas do grupo Futuro Vegetal acessaram o Aeroporto de Ibiza e se dirigiram a um jato particular, pintando-o com spray. Os quatro foram detidos.

A ação faz parte da campanha “Jatos e iates, a festa acabou”, realizada pela plataforma “Eivissa Es Rebe·lla”, formada por organizações climáticas da região. Ela busca a proibição de jatos particulares e a eliminação de emissões de equipamentos de luxo, como aquelas contribuídas por esses aviões.

Segundo relata o jornal El Independiente, os ativistas do Futuro Vegetal desabafaram em sua declaração que as atuais políticas às quais se está sujeito não resultam “em pacotes de medidas contundentes para aliviar a crise climática”, comprometendo a natureza e os habitantes do planeta.

Apoiando-se na ciência, os ativistas sinalizam a necessidade de construir em comunidade, sem esperar que as instituições decretem as mudanças necessárias. Neste sentido, eles “repudiam a passividade com a qual estamos avançando a um dos piores panos de fundo, tendo em vista o recente recorde de aumento da temperatura global”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias