Ator da Globo diz que ficou preso e sem embarcar no Galeão: “Deve ser minha pele”

Fotos – Governo Federal/Daniel Basil e Instagram

Um conhecido ator da Globo denunciou racismo hoje ao embarcar no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Conhecido pelo papel de Ramiro, que faz par com Kelvin (Diego Martins) na novela Terra e Paixão, da Rede Globo, o ator Amaury Lorenzo foi até o Instagram para mostrar como foi abordado no aeroporto.

O ator passou por uma inspeção aleatória na área do raio-X e reclamou do procedimento afirmando que teve que “ficar descalço, sem conseguir embarcar”.

Logo depois, ele afirmou que estava preso no local e que estariam desconfiando que ele está levando alguma coisa. “Estou preso aqui, sem conseguir embarcar, com a desconfiança de que estou levando alguma coisa. “Triste, né? Pois é. Deve ser o meu cabelo, a minha pele”.

A publicação foi feita nos stories do seu Instagram no meio da tarde desta sexta-feira, 12 de janeiro. O ator, até o momento, não deu mais detalhes do ocorrido e não se pronunciou.

Posição da RIOgaleão

RIOgaleão repudia qualquer forma de discriminação e reafirma seu compromisso com a igualdade e a diversidade.

A inspeção aleatória do Aeroporto Internacional Tom Jobim é definida por acionamento automático realizado pelo equipamento de Raio-X, que leva em conta um percentual de passageiros que passam por cada aparelho.

O mecanismo segue rigorosamente as normas estabelecidas na Resolução DAVSEC nº 02-2016 dos Procedimentos de Inspeção de Segurança regulamentados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Durante a inspeção do Sr. Amaury Lorenzo, que foi conduzida com respeito e cordialidade pelos Agentes do aeroporto, outras pessoas também passaram pelo mesmo procedimento em outros equipamentos

Após a inspeção, o ator embarcou normalmente.

Denúncias de racismo envolvendo inspeção aleatória em aeroportos brasileiros têm se tornado mais frequentes mesmo que elas não sejam procedentes, já que o procedimento tem escolha aleatória. Relembre os casos recentes nas histórias abaixo:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

ANAC quer saber o que a sociedade tem a dizer sobre...

0
A ANAC realizará uma sessão pública presencial para ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o