Ator de Harry Potter leva downgrade no avião e reclama: “pior companhia aérea”

O ator Matthew Lewis, que interpreta Neville Longbottom na consagrada série “Harry Potter”, foi ao Twitter para reclamar sobre uma experiência recente que teve a bordo de um voo da empresa aérea Air Canada. Irritado, ele rotulou a empresa como “a pior companhia aérea da América do Norte”.

Sua queixa começa em 26 de agosto de 2022, quando Lewis viajava de Orlando para Toronto, mas acabou “rebaixado” da classe executiva para a econômica no portão de embarque, devido a um suposto problema de overbooking (quando a empresa vende mais assentos do que a aeronave possui). Segundo ele, o agente do portão “literalmente rasgou a passagem de classe executiva na minha frente, me deu passagem econômica e foi embora”.

Ele diz que não houve pedido de desculpas, nenhuma oferta para remarcar, e foi dito que se ele quisesse um reembolso, ele teria que ligar para a empresa aérea após o desembarque. Lewis afirma que é “insano” que, “como sociedade, normalizamos o conceito de overbooking de voos”.

Apesar de o conceito de overbooking ser combatido pelos órgãos de defesa dos consumidores em todo o mundo, as empresas usam de tal prática como forma de aumentar a rentabilidade, considerando que um percentual dos passageiros não vai comparecer para o embarque. No entanto, quando isso não ocorre, a situação pode escalar e terminar na justiça, com merecido ganho de causa para o passageiro afetado.

Por outro lado, o caso envolvendo o ator chama a atenção, pois não são comuns situações de overbooking relacionados a assentos na classe executiva. A Air Canada, por sua vez, apenas respondeu aos tuites do ator informando que entraria em contato, mas sem justificar o que ocorreu. Por conta disso, não é possível capturar completamente a opinião da empresa sobre o episódio.

Por fim, mas não menos importante, a empresa precisa assegurar uma comunicação clara com o passageiro e deixar claro o porquê das decisões tomadas em cima da hora do voo, como no caso da mudança da passagem de Lewis. Isso melhora a experiência do usuário e também pode reverter uma mídia positiva.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias