Austrália reabre fronteiras após dois anos, mas apenas para vacinados e quem tem visto

Qantas Airbus A380
Imagem: Richard Vandervord, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Após um hiato de quase dois anos, a Austrália reabriu na segunda-feira (21) suas fronteiras internacionais para os turistas e portadores de visto totalmente vacinados.

“É um dia muito emocionante, pelo qual estou ansioso há muito tempo”, disse o primeiro-ministro Scott Morrison a repórteres na Tasmânia, um dos destinos turísticos do país. “Desde o dia em que fechei essa fronteira logo no início da pandemia, o que nos permitiu ter uma das menores taxas de mortalidade por COVID em todo o mundo, uma das economias mais fortes para enfrentar essa pandemia e uma das as taxas de vacinação mais altas do mundo, agora estamos configurados como um país para realmente aproveitar as oportunidades econômicas à nossa frente”.

Em 7 de fevereiro, o primeiro-ministro anunciou que as fronteiras serão reabertas para todos os portadores de visto totalmente vacinados, dando as boas-vindas ao retorno de turistas, viajantes de negócios e outros visitantes a partir de 21 de fevereiro.

Os portadores de visto que não estiverem totalmente vacinados ainda precisarão de uma isenção de viagem válida para entrar na Austrália e estarão sujeitos a requisitos de quarentena.

A indústria de turismo do país, que gerou mais de US$ 60 bilhões em 2018-19, foi gravemente afetada pelas restrições do COVID-19 e fechamento de fronteiras.

“Muitas das empresas que estavam envolvidas em trazer turistas para a Austráliaquebraram e há muito trabalho a fazer na reconstrução de todos esses canais”, disse Morrison. “A Tourism Australia iniciou sua campanha de US$ 40 milhões para começar isso em todos os nossos principais mercados onde eles podem vir para a Austrália e eles virão, e veremos isso aumentar com o tempo”, disse ele.

Informações da agência estatal turca Anadolu

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias