Estatal venezuelana analisa adição de novos aviões, incluindo um jato VIP para Maduro

A Conviasa, companhia aérea estatal venezuelana, avalia se reposicionar à medida que as restrições da Covid forem reduzidas, aumentando as conexões internacionais e aeronaves, com o objetivo de atrair turistas ao país. A informação foi revelada pelo vice-ministro de Transporte Aéreo e presidente do Consórcio Venezuelano de Indústrias Aeronáuticas e Serviços Aéreos (Conviasa), Ramón Velázquez.

Como relata o site parceiro Aviacionline, em entrevista à HispanTV, Velázquez disse que a empresa estuda abrir ligações diretas com Irã, Catar, Nigéria e até China até 2022. Isso depois de Juan Manuel Teixeira, presidente do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) ter afirmado que o governo relaxaria as restrições nas fronteiras para permitir o desenvolvimento de novas rotas aéreas.

Atualmente, existe uma restrição onde só estão permitidos voos regulares de passageiros de e para México, Panamá, República Dominicana, Bolívia, Rússia, Turquia, Cuba, Espanha e Portugal.

Ambos ​​destacaram as ligações entre a Rússia e a Venezuela, que teriam permitido o movimento de mais de 20 mil turistas russos. A Conviasa planeja aumentar suas operações para Moscou e, por sua vez, a Azur Air desembarcará em breve em Porlamar.

Outro objetivo é abrir uma ligação entre Teerã e Caracas em 21 de março.

Velázquez também mencionou que a equipe de pilotos, técnicos de manutenção e atendimento ao cliente cresceu 320%.

“Esperamos para o primeiro semestre deste ano aumentar em oito destinos internacionais e para o segundo semestre mais seis destinos”, concluiu.

Frota

Atualmente, a frota de longo curso da Conviasa é composta por um Airbus A340-200 (YV-1004) e um Airbus A340-300 (YV-3507). Mas de acordo com uma fonte anônima mencionada por Enrique Perrella, editor da Airways Magazine, a empresa poderia incorporar dois Airbus A340-600 ex-Mahan Air e um Airbus A340-500 ex-Qatar Amiri Flight.

O A340-500 acompanharia o ACJ A319 e o Embraer Lineage 1000 de uso governamental, enquanto os dois A340-600 seriam empregados na abertura de novas rotas.

O restante de sua frota é composta por quinze Embraer 190, oito Cessna Caravans e um Boeing 747-300M, recentemente entregues e operados sob a marca Emtrasur. Atualmente, a rede Conviasa oferece estes voos:

De Caracas

  • Cancún
  • Guaiaquil
  • Havana
  • Moscou
  • Panamá – Tocumen
  • Quito
  • Santo Domingo, República Dominicana
  • Santa Cruz do Viru Viru
  • Manágua

De Maracaibo

  • Panamá – Tocumen

De Porlamar

  • Guaiaquil

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias