Autoridades da Ucrânia acusaram ex-funcionários da Antonov pela destruição do icônico An-225 Mriya

As autoridades de segurança da Ucrânia acusaram ex-funcionários da companhia aérea Antonov em decorrência de uma investigação sobre a destruição da aeronave de transporte de carga AN-225 Mriya. A aeronave Antonov, a mais pesada do mundo, foi destruída nos primeiros dias da Guerra da Ucrânia, no Aeroporto Antonov, a noroeste de Kiev, em fevereiro de 2022.

Funcionários da principal autoridade de segurança, inteligência e aplicação da lei da Ucrânia reuniram evidências de culpa e alegam que ex-funcionários da Antonov, um diretor executivo e o chefe da unidade de segurança aérea, realizaram ações criminais que levaram à apreensão temporária do aeródromo estrategicamente importante e à destruição do AN-225 Mriya.

“De acordo com a investigação, às vésperas da invasão em grande escala da Rússia, os funcionários suspeitos não permitiram que a Guarda Nacional da Ucrânia entrasse no território do aeroporto de Hostomel para se preparar para sua defesa,” segundo um comunicado do SBU publicado em 27 de fevereiro deste ano. “Para fazer isso, em janeiro-fevereiro de 2022, ordenaram o bloqueio do acesso do exército ucraniano ao território da instalação“.

A Agência de Segurança da Ucrânia agora concluiu a investigação pré-julgamento e enviou a acusação ao tribunal. Com base nas evidências coletadas, o ex-CEO e o chefe da unidade de segurança da aviação são acusados sob os Artigos 27.2 e 114-1.2 do Código Penal da Ucrânia (obstrução das atividades legais das Forças Armadas da Ucrânia e outras formações militares).

Segundo a mídia internacional, os suspeitos estão sob custódia e enfrentam até 15 anos de prisão. A investigação foi realizada sob a supervisão processual do Ministério Público de Defesa Especializada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.