Com a presença de diversas aéreas nacionais e internacionais, DECEA promove workshop DASA 2024

Imagem: DECEA

No período de 04 a 08 de março de 2024, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), localizada em São Paulo, sediou o Workshop sobre a ferramenta Digital Airspace System Analysis (DASA), uma iniciativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Essa ferramenta visa aprimorar a gestão do espaço aéreo, otimizar a análise de seu uso e centralizar informações e funcionalidades para os órgãos do DECEA e usuários do Espaço Aéreo Brasileiro.

O objetivo central do Workshop é promover a divulgação do sistema para os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e estabelecê-lo como meio oficial para solicitações de Rotas Preferidas dos Usuários (UPR). Estas rotas dinâmicas, mais econômicas e diretas, teve seu processo de solicitação apresentado durante o evento, visando a efetiva implementação do sistema, que se tornará o único meio para tal a partir de 01 de abril de 2024.

O uso do sistema será integrado de modo a não conflitar com as Rotas Preferenciais (PREF), que são de caráter obrigatório, bem como facilitar o planejamento dos voos, conciliando as rotas UPR com as Rotas Diretas (ou Rotas DCT), implementadas em grande parte do espaço aéreo superior brasileiro.

O Workshop serviu como uma atualização, reforçando o que já foi solicitado anteriormente com algumas melhorias. O sistema tem trazido resultados positivos, sendo mais fácil, intuitivo e preciso”, declarou Luciano Eduardo Pereira, Analista Planejador Despachante Operacional de Voo (DOV) da GOL Linhas Aéreas.

O encontro contou com a presença de representantes das empresas nacionais LATAM, Azul e Gol, além de representantes de companhias internacionais como Delta Air Lines, Air Canadá, KLM, FedEair x, Jet Blue e United Airlines.

O Engenheiro de Operações da LATAM, Luís Alberto Coraza, ressaltou o Workshop DASA como um grande benefício para a empresa, permitindo visualizar cenários futuros, plotar rotas e facilitar análises, agilizando a solicitação de novas rotas e a consideração de cenários futuros.

O evento proporcionou um espaço para as companhias aéreas discutirem com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) suas necessidades reais, dificuldades e sugestões de melhorias. Em suma, ouve uma troca de informações e aprimoramento do sistema, fortalecendo a colaboração entre as empresas aéreas e os órgãos responsáveis pelo controle do espaço aéreo”, afirmou o Engenheiro da Latam.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias