Aviação comercial síria afetada após Israel atacar as duas pistas do aeroporto de Damasco

O Aeroporto Internacional de Damasco, o principal da Síria, teve suas operações suspensas por tempo indeterminado após Israel bombardear o sítio aeroportuário.

Caça Su-24 pousa na Síria com A320 ao lado | Divulgação – Governo da Rússia

O ataque aconteceu no dia 9 de junho e as imagens foram divulgadas no dia seguinte, mostrando danos nas duas pistas do aeroporto da capital síria. Na parte sul está a base militar, e nota-se que a pista foi bombardeada em ao menos três pontos, com distancias iguais entre si, apontando uma alta precisão. E o mesmo aconteceu na parte norte do aeroporto, com buracos iguais pela pista.

Outras estruturas operacionais do aeroporto não teriam sido atingidas, sendo que o foco maior dado na pista impede qualquer tipo de operação no local, seja ela comercial ou militar.

Naturalmente, o ataque aéreo também afetou a aviação civil ao fechar o aeroporto. As empresas locais Syrian Air e Cham Wings desviaram suas operações para Aleppo, já as iranianas Mahan Air e Iran Air não sabem quando irão voltar para a capital síria.

Apesar do pouco movimento desde que a guerra civil explodiu na Síria anos atrás, o Aeroporto de Damasco era a principal porta de entrada do país, sendo próximo do Líbano, Israel e Jordânia, e longe da atuação de grupos extremistas como a ISIS.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias