Aviação de longo alcance da Rússia realizou todas as atividades de forma excelente em 2023, diz Ministério

A aviação de longo alcance das Forças Aeroespaciais da Federação Russa participou em 2023 da guerra na Ucrânia, realizou patrulhas aéreas dos oceanos Ártico e Pacífico, dos mares Negro, Báltico, Norueguês, do Norte, do Japão, Amarelo e do Leste da China. Todas as atividades foram realizadas com sucesso, informou o Ministério da Defesa, conforme reportou a agência estatal TASS.

“Em 2023, o pessoal de aviação de longo alcance participou de uma operação militar especial, treinando na gestão das Forças Armadas sob a liderança do Comandante Supremo em Chefe das Forças Armadas da Federação Russa e outras atividades de treinamento de combate. Todas as atividades práticas foram realizadas com boa e excelente qualidade, o que indica um alto nível de treinamento e treinamento aéreo das tripulações envolvidas”, diz o relatório.

Especifica-se que, também em 2023, as tarefas de patrulha aérea foram concluídas sobre as águas dos oceanos Ártico e Pacífico, dos mares Negro, Báltico, Norueguês, do Norte, do Japão, do Amarelo e do Leste da China. Em particular, duas patrulhas conjuntas foram realizadas com as tripulações de bombardeiros de longo alcance Hong-6k da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China.

Como observado no departamento militar, em 2023, o comando da aviação de longo alcance continuou a receber aeronaves de combate modernizadas, e jovens pilotos e navegadores que reabasteceram as unidades de aviação de longo alcance começaram a se reciclar para novos tipos de equipamentos de aviação.

“O treinamento de jovens tenentes é organizado com base no Centro de Uso de Combate e Retreinamento de Pessoal de Voo e inclui treinamento teórico, simulador e prático. O treinamento é realizado pelo método “do simples ao complexo”, após os voos na área do aeródromo, eles são autorizados a voar ao longo da rota, para uso em combate e outros tipos de treinamento de voo. Além disso, com base no Centro de Aplicação de Combate e em unidades de aviação, jovens tripulações de voo são treinadas, no total, mais de 50 tripulações de voo foram treinadas no ano letivo de 2023. O tempo total de voo da associação foi de mais de 22.000 horas”, observou o Ministério da Defesa russo.

Dia da Aviação de Longo Alcance

Todos os anos, em 23 de dezembro, as Forças Armadas da Federação Russa (RF Armed Forces) comemoram uma data memorável – o Dia da Aviação de Longo Alcance da Força Aérea Russa.

Ele foi instalado em 1999 por ordem do Comandante-em-Chefe da Força Aérea da Federação Russa Anatoly Kornukov. Em 23 de dezembro de 1913, o primeiro voo de teste foi feito pelo bombardeiro pesado de quatro motores “Ilya Muromets” – a maior aeronave do mundo na época, criada pelo projetista de aeronaves russo Igor Sikorsky.

Exatamente um ano depois, em 23 de dezembro de 1914, por decreto do imperador Nicolau II, o primeiro esquadrão mundial desse tipo de aeronave foi formado. Esta data é considerada o dia da criação da aviação russa de longo alcance. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias