avianca é escolhida como a companhia aérea da reestruturação do ano em premiação mundial de aviação

Boeing 787-9 da avianca

A companhia aérea colombiana avianca foi reconhecida como a companhia aérea da reestruturação do ano nos prêmios CAPA que foram entregues ontem, 28 de novembro, na Cúpula Mundial de Aviação da CAPA em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos

A CAPA – Center for Aviation, fonte de inteligência de mercado de aviação e parte da Aviation Week Network, anunciou os vencedores de seu prêmio anual de aviação “Awards for Excellence” em jantar de gala em Abu Dhabi.

Considerados os prêmios preeminentes de excelência estratégica na aviação, os Awards for Excellence da CAPA destacam companhias aéreas e aeroportos que não apenas são bem-sucedidos, mas também proporcionam liderança no setor na adaptação a um novo ambiente. Num momento de turbulência na indústria, os nossos vencedores estão adotando estratégias que oferecem novas direções para outros seguirem.

Os prêmios não são motivados por pesquisas com clientes ou patrocínios. Eles são pesquisados de forma independente por um painel internacional de juízes e analistas da CAPA.

As companhias aéreas que receberam os prêmios de prestígio incluíram Alaska Airlines, Jet2.com, SunExpress, avianca e Arajet, enquanto o Aeroporto Gatwick de Londres, o Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom e o Aeroporto Internacional de Querétaro receberam os prêmios de aeroportos. A CEO da Air France, Anne Rigail, foi nomeada Executiva do Ano.

A avianca foi escolhida como “Turnaround of the Year” (Virada do Ano) pela notável recuperação da companhia aérea da falência à lucratividade operacional nos últimos três anos, ao mesmo tempo em que reinventa seu modelo operacional e inicia uma ambiciosa parceria de aviação regional.

Reestruturar e restaurar a segunda marca de companhia aérea em operação mais antiga do mundo, ao mesmo tempo que se lida com uma pandemia global, é uma conquista notável, segundo a CAPA.

A avianca pediu falência em 2020, tendo a companhia aérea colombiana já lançado uma estratégia de reestruturação e recuperação em 2019 devido a pesadas dívidas e liquidez marginal.

A reestruturação da falência da avianca fez com que a companhia aérea emergisse como uma empresa mais enxuta e focada. Os níveis de dívida foram substancialmente reduzidos, ao mesmo tempo que foram atraídos novos investimentos. Adotou um modelo híbrido para permanecer competitiva nas rotas dentro das Américas, mantendo ao mesmo tempo parte do seu anterior foco premium em rotas intercontinentais de longo curso.

Ao fazer isso, a avianca simplificou e reduziu sua frota, ao mesmo tempo em que renovou internamente sua frota de curto/médio curso para aumentar a densidade de assentos e refinar seu produto a bordo. Isso inclui novas ofertas de assentos premium e uma nova estrutura tarifária paralela.

Em termos de estratégia mais ampla, a companhia aérea colaborou com a GOL Linhas Aéreas na formação do ‘Grupo Abra’, garantindo novos investimentos substanciais no processo. Juntas, essas duas companhias aéreas poderão competir melhor em toda a América Latina, combinando as extensas conexões da avianca entre a Colômbia, a América Central e o Equador, com a grande participação da GOL no mercado doméstico do Brasil.

O CEO da avianca, Adrian Neuhauser, disse:

“A recuperação da avianca foi o resultado do trabalho árduo e do comprometimento de cada um dos nossos 13.000 funcionários; da confiança dos nossos investidores, que nos confiaram o seu capital e nos permitiram construir e capacitar uma equipa de gestão de classe mundial para reinventar uma das companhias aéreas mais longevas do mundo; do apoio dos nossos parceiros, incluindo agentes de viagens, fabricantes, arrendadores, fornecedores, aeroportos e autoridades; e, claro, da lealdade e empenho dos nossos passageiros, que todos os dias colocam as suas viagens nas nossas mãos. Estamos gratos a todos eles pelo seu papel fundamental no nosso sucesso e esperamos continuar a trabalhar juntos durante muitos anos. Um agradecimento especial à CAPA por este reconhecimento, que é tremendamente significativo para a nossa equipa de gestão, à medida que deixamos os nossos anos de reestruturação para trás.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias