Avianca homenageada por seu compromisso com a transparência ambiental

A Avianca foi homenageada com a classificação “B” pelo Carbon Disclosure Project (CDP) por seu compromisso com a transparência ambiental. A empresa é uma das poucas companhias aéreas da América Latina a reportar suas ações ao CDP, posicionando-se como líder em questões ambientais na região.

A CDP é uma organização global sem fins lucrativos com foco na compilação de informações de investidores, empresas, cidades, estados e regiões que administram e reportam seu impacto no meio ambiente.

Em 2023, a companhia aérea continuou seus esforços e iniciativas, reduzindo em 25% as emissões de carbono por passageiro comparada à operação de 2019, sendo 15% devido à reconfiguração das aeronaves e 10% ao programa de combustível, padronização da frota e nova configuração de rotas.

Por meio de seu programa Fuel Efficiency, a Avianca evitou a emissão de 71.256 toneladas de CO2. Além disso, por meio de sua parceria com a Chooose e o programa de compensação voluntária para clientes e colaboradores, compensou 695.000 toneladas de CO2 geradas em sua operação, apoiando projetos de gestão climática na Guatemala e na Colômbia.

Adicionalmente, em 2023, 50 mulheres chefe de família beneficiaram-se com a reciclagem de 447 toneladas de resíduos, equivalente a 44% dos resíduos gerados em Bogotá, Medellín e Quito. Também reduziu o impacto ambiental na Ilha Galápagos, ao transportar 11.843 kg de resíduos gerados pela operação turística.

“Nós temos feito parte da história da aviação na América Latina há 104 anos, o que representa uma enorme responsabilidade em termos de impacto ambiental. Graças ao nosso modelo de negócios, conseguimos ir além, aumentando a capacidade de nossas aeronaves para que mais pessoas voem, mas também reduzindo a pegada de carbono por passageiro transportado, além da modernização de nossa frota e do trabalho em eficiência ecológica e economia circular. Estamos prontos para continuar contribuindo com mais e melhores soluções que demostram que a sustentabilidade é hoje uma realidade“, afirmou Andrés Muñoz, gerente de gestão ambiental da Avianca.

Sherry Madera, diretora executiva da CDP, declarou que “a divulgação é um trabalho que funciona e que hoje deveríamos fazer uma breve pausa para celebrar o compromisso com a transparência e responsabilidade demonstrados pela Avianca ao reportar à CDP este ano“.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias