Avianca recebe o primeiro de três Boeing 787 de “cabeça vermelha”; Steve Giordano esteve no voo

Em um movimento para melhorar suas capacidades de longo curso, a Avianca recebeu o primeiro de três jatos Boeing 787-8 da extinta subsidiária de longo curso da Norwegian. O jato pousou no Aeroporto Internacional de Medellín vindo de Estocolmo. A aquisição visa reforçar frota de longo curso da Avianca, permitindo o aumento de frequências ou adição de rotas.

Como ressalta o Aviacionline, ao longo de 2023, a Avianca enfrentou desafios relacionados à escassez de aeronaves widebody para rotas de alta demanda ou destinos distantes. Em resposta, a companhia aérea fechou um contrato de arrendamento com a Wamos Air durante a temporada de verão, alugando dois Airbus A330-200 para operar de Bogotá e San Salvador a Los Angeles, além de conectar El Salvador e Madri.

Agora, o grupo incorporará três Boeing 787-8, elevando sua frota total para 16 aeronaves do mesmo modelo. A primeira aeronave, originalmente entregue à Norwegian em abril de 2014 sob a matrícula LN-LNE, agora pertence ao banco UMB. Os próximos Dreamliners, LN-LNH e LN-LNC, estão atualmente armazenados em Glasgow e Oslo, respectivamente.

Todo o traslado do avião foi compartilhado por Steve Giordano e a equipe da Nomadic Aviation, a empresa responsável pela missão, em suas redes sociais, conforme ilustrado ao longo desta matéria. O novo Dreamliner da Avianca terá a matrícula N799AV e será remodelado e repintado nas instalações da companhia aérea em Medellín.

A Avianca opera treze Boeing 787-8, configurados para 250 passageiros em duas classes; 28 em executivo e 222 em econômico. O primeiro Dreamliner, registrado como N780AV, chegou à Colômbia em dezembro de 2014, e a última adição foi em setembro de 2018 (N796AV).

Em 2022, a companhia aérea passou por um processo de homogeneização da frota, eliminando gradualmente suas aeronaves ATR e Airbus A330 e consolidando suas operações em torno das famílias Airbus A320 e Boeing 787 Dreamliner.

A Avianca implanta esses Dreamliners principalmente de Bogotá para Barcelona, Buenos Aires, Londres/Heathrow, Madri, Miami, Santiago do Chile, São Paulo e, a partir de julho de 2024, Nova York. Além disso, liga Cali e Medellín a Madrid.

Em 2023, a Avianca operou os Airbus A330 da Wamos Air em rotas de Los Angeles para San Salvador e Bogotá, bem como de El Salvador para Madri. Antes da pandemia, a Avianca também os implantou na Cidade do México, Rio de Janeiro e Munique.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias