Um Airbus A319 da Air Canada perdeu uma de suas rodas logo após sair de Nova Iorque, mas só foi perceber a falta dela quando estava para pousar no Canadá.

A ocorrência foi a pouco mais de uma hora atrás, às 15h55 em Toronto, 17h55 horário de Brasília. O avião em questão era o A319 de matrícula C-GAQL e fazia a rota do Aeroporto de LaGuardia em Nova Iorque para Toronto.
Update VIDEO LOST WHEEL Air Canada #AC715 from New York arrived safely in Toronto after losing a wheel (likely on departure at LGA) on their right main landing gear. Aircraft stopped on runway 23. Tow enroute. No injuries. 120 passengers & 5 crew. pic.twitter.com/uZK8Z4hYnX
— Tom Podolec Aviation (@TomPodolec) February 18, 2020
Inicialmente, foi indicado no painel da aeronave que os freios estavam superaquecidos, e a tripulação pediu para os controladores de Nova Iorque para seguirem em altitude e velocidade reduzida, de maneira que fosse possível resfriar os freios com o próprio ar externo, procedimento comum e previsto no manual do jato.
Segundo dados do FlightRadar24, a aeronave seguiu subindo mais devagar por três minutos aproximadamente, ainda com o trem abaixado. Logo depois, recolheu o trem de pouso e subiu normalmente até a altitude de cruzeiro de 30 mil pés.
Na aproximação para Toronto, novamente a indicação de superaquecimento dos freios surgiu, sendo assim a tripulação pediu para realizar uma passagem baixa para a torre averiguar a situação do trem de pouso, quando foi constatada a perda da roda externa do conjunto direito do trem de pouso principal.
A tripulação seguiu para o pouso que ocorreu sem maiores problemas, nenhum dos 125 ocupantes sofreu algum tipo de ferimento e a aeronave conseguiu sair da pista sem problemas após uma inspeção rápida das equipes de emergência.
Com informações do jornalista Tom Podolec da CTV News Toronto