Avião Airbus A319 tem a roda do trem de pouso “torcida” e voo acaba cancelado

Um jato Airbus A319 acabou tendo um problema técnico após a roda do seu trem de pouso ficar de lado durante o pushback. A aeronave da Air France estava para sair do Aeroporto de Orly, em Paris, em direção a Argel, capital da Argélia, quando foi iniciado o procedimento de empurrar a aeronave para fora do portão.

O modelo de veículo utilizado nesta manobra é um que levanta a roda do avião alguns centímetros acima do solo para uma movimentação mais rápida, eficiente e segura. Porém ao levantar a roda, ela acabou saindo do encaixe e virou de lado, ficando torcida numa posição de 90º aproximadamente.

Todos os aviões têm um limite para o giro da roda, iguais aos carros. No avião, esse limite é marcado pela linha vermelha que fica na fuselagem, próxima da porta do trem de pouso ou na própria porta.

Se ultrapassada essa linha, pode ocorrer uma quebra do mecanismo do trem de pouso, que não volta para a posição normal e nem fecha após a decolagem, por esse motivo o voo para a Argélia precisou ser cancelado. Veja as imagens de como o avião ficou.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias