Avião Airbus A320 sofre colisão violenta com aves a ponto de perfurar a fuselagem e afetar a pressurização

Uma violenta colisão com pássaros causou danos estruturais em uma aeronave da Delta Airlines, de acordo com investigação realizada por autoridades norte-americanas do National Transportation Safety Board (NTSB), conforme relatório agora divulgado.

A aeronave, um Airbus A320, fazia o trajeto de descida para Omaha em Novembro de 2022, quando foi atingida no nariz por diversos pássaros grandes, possivelmente gansos da neve ou gansos de Ross.

Segundo o comandante responsável pelo voo, o impacto foi tão forte que causou um som semelhante a de uma explosão, além de derrubar um painel do teto da aeronave. A descompressão rápida fez com que o barulho do vento dificultasse a comunicação, mas a tripulação conseguiu manter o controle da aeronave.

O primeiro oficial afirma que o impacto ocorreu quando o avião estava ainda na velocidade de 290kt, causando a entrada de ar frio na cabine. A tripulação declarou emergência, mas não houve necessidade do uso de máscaras de oxigênio devido à já baixa altitude.

O jato conseguiu pousar sem maiores incidentes ou ferimentos aos 147 passageiros e seis tripulantes a bordo.

A inspeção realizada pelos investigadores revelou que houve perfurações na parte direita da fuselagem, um grande buraco medindo 55cm x 20cm acima da janela da cabine e outro próximo ao tubo pitot. Além disso, outro pássaro atingiu aeronave abaixo das janelas do lado esquerdo.

Segundo o relatório de investigação, os danos foram consideráveis e afetaram a resistência estrutural e o desempenho da pressurização, exigindo um grande reparo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias