Avião americano do “Dia do Apocalipse” passa metros abaixo de um jatinho, que não vê nada

Um cruzamento bem próximo de um Jumbo governamental preparado para o “Dia do Apocalipse”, chamou a atenção na internet.

E-4B sendo reabastecido em voo © U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Nicole Leidholm

O avião designado E-4B na Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) é um Boeing 747-200 Jumbo Jet modificado para ser um Centro de Controle e Comando em voo das Forças Armadas americanas em caso de um colapso global, como uma guerra nuclear, por exemplo.

Suas modificações incluem uma dezena de sensores, rádios, equipamentos de comunicação e monitoramento, desenhados para controlar o arsenal nuclear americano do céu, principalmente numa situação de ataque aos EUA, onde ficar no chão não é seguro.

Por conta de tudo isso, o E-4B ganhou o apelido de “Avião do Dia do Apocalipse”, e normalmente leva a bordo o Secretário de Defesa em missões reais ou diplomáticas, além de recorrentemente fazer voos de treinamento.

Recentemente, durante um voo nos EUA, um dos E-4B da USAF teve um encontro muito próximo, mas dentro dos procedimentos de segurança previstos (e treinados) na aviação, com um jato executivo Dassault Falcon 2000EX.

O momento foi captado por receptores civis e mostra os pilotos do executivo surpresos, se perguntando se viram o Boeing 747 (se referindo a ele como Air Force One, por conta da aparência externa, parecida com o Air Force One, que é outro Jumbo da USAF) passando logo abaixo deles. No entanto, o piloto do Falcon não tinha reparado. Veja a publicação nas redes, abaixo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias