Avião Antonov An-124 transporta um grande helicóptero Chinook “pela paz no Iraque”

Nesta sexta-feira (5), um Antonov An-124 visitou a Base Aérea de Gilze-Rijen, nos Países Baixos, para transportar um helicóptero de transporte Chinook para o Iraque. Outros dois Chinooks seguirão para o mesmo destino ainda este mês. O Antonov já havia feito uma visita à Base Aérea de Eindhoven no início desta semana.

Para o transporte do Chinook, as pás do rotor, a estrutura acima da cabine de comando e a traseira foram desmontadas. Uma equipe técnica na Base Aérea Al Asad no Iraque será responsável por remontar o helicóptero.

Os Chinooks fazem parte da contribuição holandesa para a missão da OTAN no Iraque, que visa fortalecer a segurança e estabilidade do país e reduzir a ameaça terrorista. O destacamento de 120 pessoas que acompanha os três Chinooks auxilia nessa missão.

O An-124 é um avião de carga ucraniano. Foi desenvolvido pela União Soviética no final dos anos 70 e início dos anos 80 como contraparte ao Lockheed C-5 Galaxy, o maior avião de transporte das forças armadas americanas.

O design do An-124 também serviu de base para o ainda maior An-225, que durante muito tempo foi o maior avião do mundo, até ter sido destruído durante a invasão russa na Ucrânia em 2022.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até