Avião Boeing 707 que foi da Qantas e do ator John Travolta vai voltar a voar

Um dos grandes clássicos da aviação, o Boeing 707 que foi do ator John Travolta, voltará a voar em breve após ser doado para um museu.

Foto – Dmitry Avdeev

O último dos 707-138, edição especial do quadrijato da Boeing feita exclusivamente para a Qantas, tinha ido para o museu HARS após John Travolta aposentar a aeronave, que ele tinha comprado da companhia aérea australiana e obtido a autorização para manter a pintura da empresa.

Foram apenas 7 unidades do 707-138 produzidas, sendo um jato 5 metros menor que os 707 padrão da época. Esta redução permitiu a operação em pistas menores e com performance mais degradada devido ao clima, como em locais quentes da Ásia e Oceania.

No entanto, o principal diferencial era o aumento do alcance já que o avião menor era mais leve, sendo possível para a Qantas voar sem escalas da Austrália para Fiji, seguindo para o Havaí e chegar na costa oeste dos EUA, o que antes era feito com muita restrição de passageiros pelo avião a hélice com motores radiais Lockheed Super Constellation.

Essa parte importante da história da Austrália voltará a voar em breve, como foi reforçado novamente num vídeo recente. A aeronave está nos EUA desde que foi doada por Travolta há vários anos. A ideia é que o jato seja levado para um museu na Austrália, mas não apenas num voo de translado.

O HARS confirmou em sua página no Facebook que a aeronave manterá a matrícula americana, sendo recertificado para os voos sem restrições, com planos futuros de realizar voos para shows aéreos e eventos.

Não existe ainda uma data para que o voo ocorra e o avião volte a voar, mas o HARS pretende que seja feito da maneira correta e não necessariamente rápida. Desta maneira o museu pede doações para continuar a manter as aeronaves históricas em condições de voo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

ANAC quer saber o que a sociedade tem a dizer sobre...

0
A ANAC realizará uma sessão pública presencial para ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o