Avião-bombeiro Boeing 737 ficará baseado em província argentina para combater o fogo florestal

A Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC) da Argentina concedeu à Coulson Aviation a certificação para realizar manutenção em aeronaves registradas na Argentina. Com esta certificação, a Coulson torna-se a única canadense autorizada pela ANAC a realizar manutenção em aeronaves especializadas e não especializadas no país.

Como detalha o Aviacionline, além desta certificação, está prevista a chegada do Boeing 737-300 FireLiner no âmbito de um acordo com Santiago del Estero. Este avião será o maior avião utilizado no combate a incêndios na Argentina. A certificação reforça a Coulson Aviation no apoio a operações aéreas de combate a incêndios na Argentina e países vizinhos.

Britton Coulson, presidente e diretor de operações da Coulson Aviation, destacou: “A experiência e o compromisso da Coulson Aviation com a inovação garantem que nossas capacidades de manutenção, tecnologia e produtos sejam projetados e implementados com qualidade incomparável”.

“Trabalhando ao lado de uma equipe local dedicada, nossos robustos programas de treinamento e equipes experientes garantem que todos estejam preparados com o mais alto padrão antes de realizar missões aéreas de combate a incêndios”, acrescentou.

Em maio de 2022, o governo da província de Santiago del Estero, no noroeste da Argentina, e a Coulson Aviation, assinaram um acordo para a aquisição de um Boeing 737-300 que foi convertido em aeronave-hidrante, uma operação histórica para o país dado a tamanho da aeronave e a habitual falta de equipamentos para combater incêndios.

O custo de aquisição da aeronave foi de US$ 15.000.000. O tempo necessário para a conversão do Boeing 737 foi estimado em aproximadamente 12 meses. A aeronave operava anteriormente para a Southwest Airlines com matrícula N601WN, tem 28,5 anos, acumulando 70,9 mil horas de voo e 56,3 mil ciclos de pouso e decolagem até junho de 2018, segundo a Cirium.

A Coulson Aviation se destaca por converter aeronaves comerciais em sistemas eficazes de combate a incêndios. O Boeing 737-300 FireLiner, em particular, destaca-se pela capacidade de transportar bombeiros sem necessidade de reconfiguração, transportar 15.150 litros de retardante e voar em velocidades e altitudes máximas com carga irrestrita de retardante.

A Coulson Aviation opera atualmente uma extensa frota de aeronaves, incluindo Boeing 737, Lockheed C-130, Boeing CH-47D, Sikorsky S-61 e S-76 em todo o mundo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias