Vídeo de avião chinês com parafusos soltos chama a atenção e obriga aérea a se posicionar

A empresa aérea Air China teve que ir se explicar e dizer que consertou um problema evidenciado no vídeo de um passageiro, e que ganhou grande repercussão na semana passada. As imagens, que podem ser vistas mais abaixo, mostram um conjunto de parafusos localizados na carenagem da aeronave aparentemente soltos.

As imagens foram registradas por um passageiro do voo CA-1921, que decolou de Pequim e seguia para Hengyang na quinta-feira (7). Nas cenas, compartilhadas inicialmente na plataforma de mídia social chinesa Weibo, nota-se os parafusos trepidando.

O local em questão é uma peça em formato de “canoa”, que serve para ajudar a regular o fluxo de ar, de modo a reduzir o arrasto e economizar combustível. 

Não houve explicação oficial sobre por que o parafuso estava solto ou se poderia afetar a segurança do voo. A nota emitida pela empresa aérea dizia o seguinte: “A Air China deu grande importância aos parafusos soltos na carenagem interna da “canoa” da asa esquerda do voo CA-1921 e imediatamente inspecionou as partes relevantes da aeronave, consertou os parafusos soltos e verificou o restante da frota”.

Não é possível inferir que a situação não fosse um problema de segurança, uma vez que o desprendimento em voo da peça poderia acertar outra parte da fuselagem e causar um incidente mais grave.

O vídeo gravado pelo passageiro está abaixo (esperar carregamento).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias