Início Acidentes e Incidentes

Avião colapsa o trem no pouso e Aeroporto de Congonhas está agora fechado; assista ao vivo

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, está com a pista principal impraticável nesta noite de quarta-feira, 1º de novembro, devido a uma aeronave impossibilitada de sair da pista.

Foto – Canal Golf Oscar Romeo

O avião de matrícula PR-BZZ, um bimotor turboélice Piper PA-42 Cheyenne, colapsou o trem de pouso dianteiro quando pousou na pista principal de Congonhas.

O turboélice pousou às 19h50, levando um paciente abordo em um voo aeromédico da Abelha Táxi Aéreo. Com a ocorrência, uma aeronave da Azul que estava aproximando para pouso precisou descontinuar o procedimento (arremeter), e um Airbus da LATAM, que estava na pista para decolar, precisou voltar para a pista de táxi.

O paciente foi removido com a aeronave ainda na pista e levado para a ambulância, que já o esperava no aeroporto. Porém, o Cheyenne não foi removido até a publicação desta matéria, às 20h45, e o aeroporto continua com as operações suspensas.

Neste momento também não existe previsão de liberação da pista principal, assim como não foi informado se haverá uma extensão do horário de funcionamento do aeroporto, que, por padrão, vai até 23h00.

Atualização: às 21h58, as operações foram retomadas na pista principal de Congonhas. O vídeo a seguir mostra todo o desenrolar da ocorrência, desde o momento do pouso:

Esta é a segunda vez na semana que o aeroporto é fechado por uma ocorrência no pouso. No domingo, um jatinho particular estourou o pneu, fechando o aeroporto por cerca de 1 hora.

Acompanhe a situação ao vivo nas câmeras abaixo por diferentes ângulos, todas do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, sendo possível retroceder as gravações até 19h50 (enquanto o histórico ainda estiver disponível) caso queira ver novamente o momento do pouso, quando foi possível ouvir o piloto avisando que não poderia sair da pista devido a um problema com o trem de pouso:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.