Lula decreta e Exército fará segurança dos Aeroportos do Galeão e de Guarulhos

Divulgação – Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro fará parte da segurança dos dois principais aeroportos internacionais do país: o de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro. O apoio da força terrestre foi decretado pelo Presidente Lula nesta tarde, num pacote para tentar conter a crise de segurança que o Rio sofre há décadas, assim como evitar um alastramento e episódios similares ao de Salvador.

Foi decretada a Operação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), na queal as Forças Armadas são utilizadas para combater crimes cometidos por civis dentro do território brasileiro, que é o uso doméstico das forças de defesa.

Ao contrário das operações anteriores, que foram em sua maioria no Rio, próximo ou dentro de comunidades dominadas por bandidos, esta GLO de agora focará nas fronteiras, inclusive os aeroportos internacionais.

“O dado concreto é que chegamos a uma situação muito grave. A violência tem se agravado a cada dia que passa, e resolvemos tomar uma decisão, fazendo com que o governo federal ajude os governos dos estados a se livrar do crime organizado, da formação de quadrilha, do tráfico de drogas e do tráfico de armas”, afirma Lula.

Nos Aeroportos do Galeão e Guarulhos a ação será feita por soldados do Exército e da Infantaria da Aeronáutica, a força terrestre da Força Aérea Brasileira. Os militares poderão revistar passageiros, bagagens e cargas, atuando junto da Polícia Federal.

Juntando os homens do Exército e da FAB serão 2.600 militares empenhados na operação de GLO, mas nem todos estarão no aeroportos, já que também estão previstas operações na região de fronteira seca, executada pelas duas forças. Já a Marinha do Brasil fará a operação de GLO nos Portos de Santos, Rio de Janeiro e Itaguaí.

No geral, o objetivo da GLO, que é válida até maio de 2024, é coibir a entrada e saída de drogas e armas pelos portos e aeroportos. Hoje, esta função é exercida pela Polícia Federal e Receita Federal, que não tem contingente e equipamento suficiente para o volume de tráfego nestes locais. Na Copa do Mundo de 2014 e nas Olímpiadas do Rio de 2016, foi aplicada a GLO nos principais aeroportos do Brasil.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

A última das 3 maiores empresas aéreas da China também encomenda...

0
O pedido dos novos aviões da fabricante chinesa COMAC vem poucos dias depois de outro anúncio semelhante, também para 100 unidades do jato.